sexta-feira

Voluntariado

O trabalho voluntário é uma ação de qualidade, exercida com prazer, visando uma solução que não precisa ser necessariamente grande, mas precisa ser eficiente. É a somatória desses êxitos que fará a diferença na comunidade. Está baseado na Lei do Voluntariado, nº 9.608, de 18/02/1998 que ampara desta forma: Art. 1º - Considera-se serviço voluntário, para fins desta Lei, a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade. Parágrafo único: O serviço voluntário não gera vínculo empregatício nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim. Art. 2º - O serviço voluntário será exercido mediante a celebração de termo de adesão entre a entidade, pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário, dele devendo constar o objeto e as condições do seu serviço.

Ser voluntário é prestar serviços não remunerados em benefício da comunidade, minimizando as carências de seu meio social.Significa constituir e incorporar práticas voluntárias que garantam o desenvolvimento de redes de cidadania, envolvendo pessoas de diferentes lugares e culturas, empenhados e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa para todos.Um voluntário é a pessoa que, motivada por valores de participação e solidariedade, doa seu "tempo, trabalho, recursos e talento", de maneira espontânea e não remunerada, para uma causa de interesse social e comunitária. Os quatro elementos que a análise desta definição nos mostra que são:

• QUALIFICAÇÃO: O conceito moderno de voluntariado está muito ligado à execução de um trabalho de qualidade, que leva em conta o talento e as habilidades de quem o exercita, na busca da excelência do serviço prestado.
• SATISFAÇÃO: É um trabalho exercido com prazer, garra, que fascina e dá um sentimento de plenitude para quem o faz. Um trabalho não remunerado, mas muito gratificante.
• DOAÇÃO: A entrega de horas de sua vida ou recursos em prol do próximo, da comunidade, é resultado de uma inquietação interior "que precisa" materializar-se por meio da ação solidária.
• REALIZAÇÃO: É o resultado de um trabalho que tem compromisso com o êxito, com o sucesso, que está determinado a cumprir com responsabilidade os objetivos propostos.

Com isso observamos e reconhemos a dinâmica presente entre os relacionamentos nas horas difícies. A capacidade de amar em benefício do próximo. Todos podem ser voluntários, pois é uma experiência aberta a todos. Não é só quem é "especialista" em alguma coisa que pode ser voluntário. Muito pelo contrário, todos podem contribuir a partir da idéia de que o que cada um faz bem pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil. Muitos profissionais preferem colaborar em áreas fora de sua competência específica exatamente para se abrir a novas experiências e vivências.

Trabalho voluntário é uma via de mão dupla: o voluntário doa e recebe. Voluntariado não tem nada a ver com obrigação, com coisa chata, triste, motivada por sentimento de culpa. Voluntariado é uma experiência espontânea, alegre, prazeirosa, gratificante. O voluntário doa sua energia, tempo e talento mas ganha muitas coisas em troca: contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o aprimoramento do meu trabalho. Por favor, fique à vontade.