sexta-feira

Qual é o perfil do bom gestor público





Por que os resultados conquistados em algumas gestões públicas deixam tanto a desejar? Que características pessoais devem apresentar os gestores para que os resultados sociais sejam os melhores? Como administrar bem no serviço público?

Essas e outras indagações são feitas pelas pessoas em geral. Muitos pensam que basta ter um título ou um diploma qualquer e tudo estará resolvido. Mas isto não é verdade. Esse paradigma precisa ser substituído. Às vezes, pessoas que não tiveram a oportunidade de obter um diploma de graduação ou pós-graduação, apresentam-se muito melhor numa atividade gerencial do que outras com tantos títulos e diplomas. Vamos tentar explicar o porquê disso.
O perfil ideal que deve apresentar um gestor no serviço público para que no final de seu período administrativo possa obter a aprovação ampla da sociedade começa pelo caráter. São fundamentais: simplicidade, humildade, integridade, honestidade, coragem, empatia social... E todas essas características independem de diplomas ou títulos. Fazem parte do “eu” de cada pessoa.

Outro ponto muito importante são as habilidades que o gestor público precisa dominar: liderança, comunicação, capacidade de negociação, planejamento, visão empreendedora e estratégica, gestão do tempo, gestão de pessoas e inteligência emocional. Além disso, é fundamental entender claramente o que motiva as pessoas e promover meios para que a automotivação individual seja sempre realidade.

Por fim, a escolha do método a ser utilizado. Existem várias maneiras de se fazer as coisas. Porém, há sempre uma melhor do que as outras - aquela cujo objetivo é atingido mais rapidamente e com sustentabilidade. E é justamente esta a que se deve adotar.

Antes de estabelecer prioridades o bom gestor deve fixar mentalmente o propósito, ser ousado, acreditar que grandes objetivos possam ser atingidos e lutar para que isso se torne realidade. Na verdade o que estamos querendo dizer é o seguinte: se alguém quer ser um bom gestor, antes precisa ser um grande idealista, fixar os objetivos e se comprometer com eles. A gestão vem em seguida, exatamente aí que as prioridades precisam ser estabelecidas: o que fazer primeiro lugar e o que fazer em seguida.

Na obtenção dos resultados a disciplina do gestor será fundamental dentro do processo..

Fonte: http://expertisegestaopublica.blogspot.com.br

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