O Professor EDUARDO ANSELMO DOMINGUES NETO tem 47 anos (data de aniversário 30/10), é casado com Albertina da Silva Domingues, que atua como Juiza de Casamentos no Cartório de Registro Civil da cidade (trabalho de interessante relevante ou ‘voluntário’), e tem quatro filhos.
De família ibiunense, filho de Salvador Anselmo Domingues e de dona Irene de Jesus. Seu pai Salvador que era conhecido como Vadô, com origem no Sertão de Ibiúna (Bairro da Colina e Capela Azul) foi funcionário da Prefeitura (trabalhou como conserveiro, jardineiro na Pracinha do Forum, coveiro, na limpeza do Fórum) aposentando-se como funcionário municipal. Sua mãe que era conhecida como dona Irene é de família do Bairro do Salto e do Piaí, trabalhou como doméstica e limpava os cartórios de Notas e Registro de Imóveis, sempre acompanhada dos filhos Eduardo e de seu irmão Leonardo.
Desde o início da década de 1970 é morador do bairro Jardim Áurea, conhecido também por ‘Bairro do Matadouro’ próximo ao Hospital Municipal. Tem a experiência de na infância e adolescência ter trabalhado na roça, na feira, vendido revistas, limpado terrenos e feito jardinagem com seu pai. Na sua formação, estudou na E.E. Profa. Laurinda Vieira Pinto, E.E. Maria Angerami Scalamandré e Colégio Barão de Piratininga de São Roque. Formado inicialmente como Técnico em Contabilidade, trabalhou quase 10 anos no escritório Minister, dos irmãos (Celso, Elizeu e Zezinho) Marcicano. Desde 1989, com Licenciatura Plena em Geografia, cuja formação foi pela atual UNISO de Sorocaba, é professor da rede estadual de ensino na E.E. “Profa. Laurinda Vieira Pinto”, onde já foi coordenador de área e coordenador geral, tendo trabalhado por dois anos na E.E. Prof. Roque Bastos e por 06 meses na E. E. Lino Vieira Ruivo do Bairro Piaí, e da rede particular no Colégio Objetivo, neste há 16 anos (desde fevereiro de 1996).
Há mais de 26 anos atua na comunidade, em voluntariado e em conselhos municipais. Ao longo deste tempo, idealizou e organizou diversos eventos religiosos e culturais, entre encontros de jovens, de casais, festivais de música, encenações teatrais, festas beneficentes. Na Igreja Católica coordenou diversas pastorais e o movimento da R.C.C. Renovação Carismática Católica, inclusive em nível regional. Foi membro da diretoria da Casa Maria de Nazaré – Abrigo de Irmãos (o ‘Albergue’), sendo ainda hoje voluntário da entidade.
Filiado ao Partido dos Trabalhadores – PT desde meados da década de 1990, foi candidato a vereador em 2000, sendo um dos mais votados, só não sendo eleito por causa do partido não ter atingido o coeficiente eleitoral. Em 2004, foi candidato a vice-prefeito com João Mello, ficando em 2º. lugar. Em 2008 foi eleito na coligação “PMDB-PT-PP” com 1049 votos.
Ao assumir o mandato, com apoio do então Prefeito Cel. Darcy concorreu à Presidência da Câmara, tendo perdido no sorteio para Jair Marmelo, após duas rodadas de empate em cinco votos. De lá para cá não quis participar de acordos para a Mesa Diretora, para 2010 votou em Paulinho Sasaki, cumprindo compromisso assumido em 2009, quando o mesmo era candidato a 1º Vice Presidente. Na eleição para 2011, abandonou a votação por não concordar na forma como foi concebida. Para 2012 é o 2º Vice Presidente da Mesa Diretora.
Nas eleições municipais de 2012 é eleito Prefeito em Ibiúna pelo PT na coligação Compromisso com o Povo e para o Povo. Com 16.224 votos (70,99% dos votos).
Eduardo, esposa e filhos – na casa onde vivem