quarta-feira

CURIOSIDADES DE UM FEUDO


 
Para quem não sabe, na Europa, durante a Idade Média (século V ao XV), o feudo era um terreno ou propriedade (bem material) que o senhor feudal (nobre) concedia a outro nobre (vassalo). Em retribuição, o vassalo deveria prestar serviços ao senhor feudal, pagar impostos e oferecer lealdade e segurança. 
 
Mas, esta descrição, com algumas modernizações , bem cabe a algumas cidades, não é? Então o Senhor Feudal tudo domina e oferece barganhas aos vassalos que o defendem com unhas e dentes. Aos servos, que são a maioria, nada cabe, nem posses, nem o direito de reclamar sobre coisa alguma com pena de ser perseguido pelos vassalos e o Senhor Feudal. 
 
Vejamos algumas curiosidades de um feudo moderno: 
 
Falta de liberdade 
Uma lei da mordaça cabe bem a um feudo, afinal ninguém tem o direito de reclamar sobre os abusos do Senhor Feudal. 
 
Abuso dos vassalos 
Vassalo é cúmplice de seu Senhor Feudal, ele sabe que não precisa ter competência, basta ser fiel. O que ele aprontar, se for fiel, sabe que seu Senhor irá mantê-lo e protegê-lo mesmo que o coloque em outro cargo Portanto, ameaçar, ofender e menosprezar os servos faz parte da rotina diária. 
 
Deturpação da verdade 
Os servos não têm que saber a verdade! Para quê? Portanto, não se explica como várias pessoas identificaram que não estavam em determinados eventos públicos como mostram certas fotos por aí. Seriam fotos de arquivo? 
Foto é bacana e tem limite. Uma estrada pode estar só no começo, mas fica bem na foto porque não aparece muito. 
O papel aceita tudo, então obras inúteis e mal acabadas se transformam em mega projetos revolucionários.  
Só mesmo em um feudo, é que um “puxadinho” de um cômodo vira reforma de mais de cem mil reais.. e bem do lado do “castelo” do Senhor Feudal.. 
Só mesmo em um feudo é preciso um prédio inteiro para um vassalo trabalhar, afinal, para quê pagar os servos? 
 
Conivência de autoridades 
Um Senhor Feudal não precisa ter medo de Vassalos ou Emissários do Rei escolhidos supostamente para proteger os servos. Sabe que, se vier alguma coisa é só “blá-blá” porque quem quer consertar as coisas não fica reclamando, faz denúncia direta ao Rei Ministério Público! Defensores do povo..sabe como é.. 
 
Portanto, entre outros vários sinais, descaradamente jogados contra todos nós são que nos demonstram um fato: se os estudantes quiserem saber sobre como seria viver um feudo, basta fechar o livro e passear por nossas ruas. Eles já vivem em um! 

Leandro David Godinho - http://leandrodaldg.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o aprimoramento do meu trabalho. Por favor, fique à vontade.