segunda-feira

Pronunciamento feito em junho de 2010

"Sr. Presidente,

Como representantes do povo temos sido bastante cobrados quanto às nossas atitudes. Fomos eleitos para ressoar os sentimentos populares, mas muitas vezes acabamos não o fazendo, na esperança que as coisas se encaminhem. Cada um de nós representa parcelas da população e como tal deve falar em nome deles. É isso que aqui venho fazer, pois os últimos dias tem sido muito difíceis, tenho sido acusado de uma série de coisas, tais como traidor da classe, conivente, aquele que levou a sua parte, manipulador para ganhar votos e depois deixar de lado os que confiaram. Diante de tudo é preciso que algumas coisas sejam expressas.

A Imprensa escrita local tem noticiado nas ultimas semanas inúmeros indícios de irregularidade no âmbito da administração municipal.

Não somente a imprensa, mas toda a população encontra-se aflita com a péssima qualidade dos serviços de saúde, ao passo que são gastos mais de 2 milhões de reais por mês na saúde; com a deplorável situação das estradas municipais.

A sensação de todos é a de que a administração municipal não possui um plano de governo capaz de atender nem mesmo às necessidades mais básicas da população.

Para começar podemos dar o exemplo de nossa legislação orçamentária, editada sem um efetivo e necessário planejamento, o que acarreta inúmeras suplementações no orçamento, descaracterizando o “planejamento” anteriormente encaminhado à esta Câmara Municipal.

Muitas perguntas são formuladas e precisamos obter respostas:
Por que tanta dispensa de licitação ???
Por que tanta contratação emergencial ???
Por que publicações na imprensa do Estado e não na Imprensa Oficial do Município ???

Esse conjunto de atos que levam à suspeição, ofendem a inteligência de uma população humilde, porém detentora de suficiente discernimento a ponto de saber que esta sendo prejudicada.

Nosso povo clama por transparência no trato com a coisa pública.Não podemos nunca nos esquecer que de acordo com o parágrafo único do artigo 1º da Constituição Federal, TODO O PODER EMANA DO POVO, QUE O EXERCE POR MEIO DE SEUS REPRESENTANTES.

E no nosso caso o descontentamento é geral com a forma pela qual o esse poder delegado vem sendo exercido.

É preciso que os gestores do nosso município alterem imediatamente suas formas de governar, trazendo transparência, planejamento, políticas públicas eficazes, caso contrário a situação que já esta insustentável tornar-se-á ainda mais calamitosa.

Este discurso constitui mais do que um desabafo, é o reflexo da vontade popular que hoje expresso no exercício da mais típica atribuição do cargo que exerço.

Dessa forma, faço desta respeitável tribuna, altaneiro símbolo da voz ibiunense, objeto de propagação dos reclamos de um povo que não agüenta mais o descaso e a ineficiência administrativa com a qual os governantes deste município têm atuado.

Pedimos aos funcionários públicos municipais que demonstrem o amor que sentem por nossa terra, trabalhando com afinco e denunciando todo e qualquer indício de atos ilícitos ou imorais.

Deixemos de pensar apenas nos privilégios individuais e passemos a atuar com vista a um município cada vez melhor.

Na atualidade o desprestígio de nossos governantes atingiu níveis inimagináveis. Pode-se afirmar que o atual grau de descontentamento é inédito em nosso município.

Como disse o grande advogado Rui Barbosa: “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

Neste momento, devemos nos unir para não deixar que a virtude da honra e da honestidade seja subtraída do caráter daqueles que ditam o destino de nossa Ibiúna.

Esperava que esse governo demonstrasse inexperiência, o que seria natural, dificuldades, falta de recursos, dada as condições financeiras no momento que assumiu, atraso na tomada de decisões, mas nunca que fossem levantadas suspeitas quanto à transparência e à honestidade.

Para tudo há oportunidades que se apresentam, que seja este um momento, uma oportunidade de corrigir rumos neste governo e mudar posturas.

Este discurso reproduz o pensamento dos munícipes e que desejam imediatamente que haja uma tomada de providências para que os atos praticados no governo sejam revestidos de atributos desejáveis e indispensáveis, como a mais cristalina legalidade, publicidade, eficiência e moralidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o aprimoramento do meu trabalho. Por favor, fique à vontade.